O secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, anunciou, ontem, em Macedo de Cavaleiros, que já está tomada a decisão de construir um campo de golfe junto à albufeira do Azibo, naquele concelho.

Trata-se do segundo campo de golfe público que o Governo quer construir e custará cerca de três milhões de euros. O primeiro vai arrancar dentro de pouco tempo, no Estádio Nacional do Jamor, em Lisboa. O projectado para o Azibo foi classificado pelo governante como sendo uma instalação de \"interesse regional e nacional\".

A ideia de avançar com o equipamento no Azibo prende-se com o facto de a zona ter boas condições. E com a vontade que o Governo tem de promover aquela modalidade por todo o país, \"criando condições para que mais pessoas possam jogar golfe, a preços mais acessíveis que nos campos privados\", referiu Laurentino Dias.

O golfe pode servir também para dinamizar a economia da região, para atrair investimento para Trás-os-Montes, podendo constituir-se como um pólo de desenvolvimento turístico, uma vez que \"milhares de turistas entram anualmente no nosso país só para jogar\", frisou o responsável pela pasta do Desporto.

A Federação Portuguesa de Golfe já deu parecer favorável e realizou um estudo prévio no local, que revelou que a zona é de \"excelência\" para a prática da modalidade.

Foi analisada uma área de 133 hectares de terreno, junto à praia da Ribeira, mas o campo só deverá ocupar cerca de 70 hectares. E terá 18 buracos, tal como o do Jamor, dimensão que permite a realização de torneios de âmbito nacional e internacional.

O projecto a desenvolver não deverá chocar com os recursos naturais da área protegida, \"não terá incidência artificial, será aproveitada ao máximo a disponibilidade das condições naturais\", garantiu Laurentino Dias.

Ainda não há data para o arranque da construção do equipamento, mas o secretário de Estado adiantou que vai iniciar-se o processo de organização das formalidades jurídicas para lançar o concurso público. Dentro de dois anos, as obras poderão estar concluídas.

O governante anunciou ainda a possibilidade de transformar um edifício na cidade de Macedo de Cavaleiros em pousada da juventude, com capacidade para 40 ou 50 camas.



PARTILHAR:

Novo ano lectivo

Duplicar pratica de desporto