O início de 2010 não está a ser o melhor para milhares de transmontanos que vêem na ausência de postos de trabalho na região um grande entrave ao progresso, pois os distritos de Bragança e Vila Real têm cerca de 11 mil desempregados.
De acordo com os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional, encontram-se em situação de desemprego 10 mil 711 em toda a região Transmontana, dos quais 6 mil 767 estão inscritos no Centro de Emprego.
No distrito vila-realense, 8. 836 dos desempregados já trabalharam, enquanto que, em Bragança, são 4 mil 842, sendo que 667 indivíduos têm formação académica. Em Vila Real são cerca de mil os que têm formação superior.
Em ambos os distritos, as pessoas mais afectadas pelo desemprego têm idades compreendidas entre os 35 e os 54 anos e, na sua maioria, procuram um novo emprego.
No distrito de Bragança, os concelhos de Vimioso, Miranda do Douro e Freixo de Espada à Cinta são, no entanto, os menos afectados. No distrito de Vila Real, Boticas, Murça e Sabrosa são os concelhos com menos desempregados.