Uma medalha de ouro e três de prata são o resultado do concurso que decorre na Bolívia. «Pelos excelentes resultados obtidos», Portugal também foi premiado com a Copa Puerto Rico.
Portugal alcançou \"o melhor resultado de sempre\" nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, ao conquistar uma medalha de ouro e três medalhas prata.
\"Os nossos atletas olímpicos de matemática\" obtiveram \"o segundo lugar na classificação por países\", na edição deste ano da competição, que decorre até sábado em Cochabamba, na Bolívia, revela uma nota da reitoria da Universidade de Coimbra.
A medalha de ouro foi para David Martins, estudante do 11º ano em Mirandela, enquanto as de prata foram arrecadadas por Luís Duarte (12º ano em Alcains, Castelo Branco), Miguel Moreira (11º ano, Lisboa) e Miguel Santos (12º ano, Alcanena).
\"Pelos excelentes resultados obtidos\", Portugal também foi premiado, este ano, com a Copa Puerto Rico, distinção \"destinada ao país que mais subiu na classificação nos últimos tês anos\", adianta a mesma nota da reitoria de Coimbra, distribuída esta sexta-feira à comunicação social.
Os jovens portugueses que participam na competição \"foram preparados, em anos de trabalho intenso, pelo Projecto Delfos do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia\" da Universidade de Coimbra, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo programa QREN-Mais Centro.
As Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, que este ano concretizam a sua 27ª edição, reúnem \"cerca de duas dezenas de delegações de países latino-americanos incluindo Portugal e Espanha\".