As várias ferramentas multimédia disponíveis para a aprendizagem da língua portuguesa vão ser apresentadas durante o salão Expolangues, entre 18 e 21 de Janeiro, em Paris, dedicado à promoção da diversidade linguística.
As diferentes opções, dirigidas tanto a alunos cuja língua materna não é o português como a luso-descendentes com conhecimentos do idioma, serão divulgadas na quarta-feira, adianta um comunicado da Coordenação Geral do Ensino, responsável na embaixada pelas questões do ensino.
Para os primeiros, o Instituto Camões desenvolveu o Centro Virtual Camões, uma plataforma na Internet que, além do ensino, tem informação sobre a cultura, conteúdos sobre a linguística e material de apoio aos professores de português.
Igualmente através da Internet, existe a Escola Virtual, desenvolvida em parceria pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e a Porto Editora para o ensino à distância dos luso-descendentes e portugueses residentes no estrangeiro.
O projecto Português em Linha e um conjunto de materiais didácticos interactivos serão outras iniciativas apresentadas e analisadas no primeiro dia do salão, onde o Instituto Camões em Paris e a Coordenação Geral do Ensino estarão presentes num stand conjunto.
Neste espaço, além de documentação e outras acções de informação sobre o ensino do português, serão projectados vários filmes de promoção da língua, a cultura e o turismo em Portugal, bem como curtas-metragens de autores lusos.
A Associação para o Desenvolvimento dos Estudos Portugueses, Brasileiros, de África e Ásia Lusófonos (ADEPBA), que agrega professores de português, adiantou que estará também representada neste espaço.
Segundo a mesma nota da Coordenação, o ministro da Educação francês, Gilles de Robien, visitará o espaço lusófono na quarta-feira, durante a inauguração do Expolangues.
Esta é a 24ª edição da Expolangues, salão consagrado à promoção das línguas e das culturas, o desenvolvimento das relações internacionais e a defesa do plurilinguismo, que este ano tem a Alemanha como convidado de honra.
Em 2005, a Expolangues teve representados 20 países e 60 línguas e recebeu 21.735 visitantes.