A festa do automobilismo volta à cidade de Vila Real no fim-de-semana de 21 e 22 de Junho, integrada desta feita no programa das Festas da Cidade que se prolongam, com habitualmente por todo o mês. Um evento que teve um interregno de 16 anos, mas que regressou em força no ano passado, atraindo no primeiro fim-de-semana de Outubro, mais de 80 mil pessoas à capital transmontana.

Segundo Jorge Fonseca, presidente do Clube Automóvel de Vila Real (CAVR) \"este ano vão continuar a realizar-se apenas provas a contar para os campeonatos nacionais, mas já está prevista a presença de inspectores da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que vão avaliar todas as questões relacionadas com a segurança, para que a pista seja certificada para provas internacionais, que queremos realizar em 2009\".

Jorge Fonseca lamenta que \"não tenha sido possível a realização de provas internacionais já este ano, mas há questões que nos ultrapassam, e temos que nos cingir às regras\", referiu.

Estão assim, previstas, para já, nove provas entre os campeonatos nacionais de velocidade e clássicos, a exemplo do que aconteceu já em 2007.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Domingos Madeira Pinto destacou mais uma vez que \"as corridas vão manter alguns compromissos na área social\", recordando que \"na semana da Juventude (14 a 21 de Abril) vão ser plantadas mil árvores na zona da Mão do Homem, em Escariz com a colaboração dos alunos de várias escolas; tendo sido já entregue uma viatura à Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral e cerca de dez mil euros em material às duas corporações de bombeiros da cidade\". Aquele responsável destacou, também que \"dentro de dias, será conhecido o vencedor do concurso para o cartaz, e ainda durante o corrente mês será realizada a primeira reunião com os moradores na zona do circuito, assim como terão início os primeiros trabalhos no terreno\".

Vila Real foi considerada durante várias décadas como a capital do automobilismo em Portugal. As primeiras competições realizaram-se em 1931. Em 1991 foram interrompidas devido a vários acidente graves que ocorreram no circuito urbano mais famoso do país.



PARTILHAR:

Tribunal avalia novamente

Atraso na decisão