As obras de preparação para o 42.º Circuito Automóvel de Vila Real, que a 25 e 26 de Julho, começaram esta semana com colocação dos \"rails\" e das redes de protecção.
Depois de 16 anos de interregno, a Câmara de Vila Real e o Clube Automóvel uniram-se em 2007 para o regresso das corridas de automóvel à capital de distrito.
Segundo o vereador Domingos Madeira Pinto, na edição de 2009 vai também concretizar-se a internacionalização do circuito, o que atrairá mais pilotos estrangeiros a Vila Real.
O circuito de Vila Real foi integrado no calendário de 2009 do GTC-TC, considerado um dos mais consagrados campeonatos internacionais de carros históricos e de turismo.
Também para este ano, a Douro Alliance candidatou o projecto \"Douro de Emoções\" à Tipologia Imaterial do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte), com o objectivo de divulgar e potenciar o turismo nas três cidades que a constituem: Vila Real, Régua e Lamego.
Se for aprovado, no âmbito do projecto será realizada, entre 23 e 26 de Julho, em Vila Real, uma mostra e degustação de produtos locais e espectáculos musicais na zona envolvente às corridas, ainda decorrerão, entre outras iniciativas, desportos radicais.
As primeiras corridas no circuito criado por Aureliano Barrigas realizaram-se em 15 de Junho de 1931, incluídas no programa das festas da cidade.
Na altura, para ajudar à concretização do projecto foi inclusivamente criado na cidade um \"imposto\" de quatro tostões cobrado por cada quilo de carne, ao qual a população aderiu de bom grado.
Durante várias décadas, milhares de pessoas visitavam anualmente a cidade de Vila Real para assistir às corridas de automóveis, que se tornaram um dos \"maiores eventos de Trás-os-Montes e Alto Douro\" até terminarem em 1991, depois da sucessão de vários acidentes graves.