Uma reflexão sobre o cinema que se fez em Trás-os-Montes, em confronto com a realidade dessa região é o objectivo de um seminário e de uma mostra de filmes que decorrerão proximamente em Vimioso, no nordeste transmontano.

A ideia partiu de António Preto, investigador e crítico de cinema com origens em Trás-os-montes que vive há um ano em França, onde está a fazer o seu doutoramento sobre semiologia do cinema na Universidade de Paris-Diderot.

Trata-se, segundo explicou à agência Lusa, de «apresentar os filmes nos lugares onde foram feitos», para «fazer reflectir sobre o devir da paisagem e questionar as práticas sociais», acrescentou.

A mostra, que será apresentada com entrada livre entre 30 de Agosto e 2 se Setembro, inclui filmes como «Trás-os-Montes» (1976) e «Ana» (1985), de António Reis e Margarida Cordeiro, rodados na região de Vimioso, ou «Veredas» (1977), de João César Monteiro, filmado também ali e na zona de Miranda do Douro.

Intitulada «A Reposição - O Cinema em Trás-os-Montes», esta iniciativa de dimensão pedagógica realiza-se no auditório da Casa da Cultura de Vimioso, onde a Câmara Municipal disponibilizou o recém-inaugurado Pavilhão Multiusos para os participantes que nele queiram «acampar» gratuitamente.

Pelo confronto entre as duas representações, «uma que se mostra e outra que se vê», e pelas discussões que contarão com a presenças de alguns dos realizadores dos filmes apresentados, António Preto espera que «A Reposição» possa promover «um espaço de abertura, de descoberta, de troca e de debate».

Na ocasião será editado um livro com textos de reflexão sobre o tema e informação relativa aos filmes programados.

Entre curtas, médias e longas metragens, poderão ser vistos 19 filmes, entre os quais «Acto de Primavera» (1963), de Manoel de Oliveira, «Matar saudades» (1987), de Fernando Lopes, «Máscaras» (1976), de Noémia Delgado, «Pedro Só» (1972), de Alfredo Tropa, ou «Ana» (1985) e «Rosa de Areia» (1989), ambos de António Reis e Margarida Cordeiro.



PARTILHAR:

Empresa Inovadora

Complexo romano de Tresminas