Os quatro autarcas dos concelhos do Baixo Sabor (Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros) enviaram uma carta a Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, apelando à sua intervenção no processo da barragem do Baixo Sabor.

Outra missiva foi também dirigida ao primeiro-ministro, José Sócrates. Os autarcas solicitaram, ainda, uma audiência ao ministro do Ambiente, Nunes Correia.

Segundo Aires Ferreira, presidente do município de Torre de Moncorvo e porta-voz do grupo de autarcas envolvidos no processo, \"todas estas movimentações têm o objectivo de obter informações junto da Comissão Europeia (CE) acerca das decisões tomadas por Bruxelas relativas ao processo de financiamento da barragem\". De recordar que amanhã se comemora o primeiro aniversário da aprovação da declaração de impacto ambiental da barragem do Baixo Sabor.

De acordo com o autarca, \"a CE ainda não tomou posição relativa à matéria\" e as recentes declarações do ministro do Ambiente - dando conta do não financiamento do empreendimento - \"foram precipitadas\", já que \"não se pode evocar uma decisão quando ela não existe\".

No tocante a eventuais posições de força, para já nada previsto. \"Não faz muito sentido estar já a prever formas de luta, até porque não vamos fazer a mesma coisa que o senhor ministro, que pÎs o carro à frente dos bois\", disse Aires Ferreira.

Os autarcas do Baixo Sabor afirmam que \"os políticos portugueses não se podem desculpar com um entidade mítica que é a CE\", além de que \"as queixas dos ambientalistas não podem impedir a construção da barragem, basta o Governo português querer\", sublinhou o mesmo responsável, dando o exemplo da barragem das Veiguinhas, alvo de uma queixa em Bruxelas pelos ambientalistas.



PARTILHAR:

150 mil euros

Cinco anos a investigar