O deputado do PSD eleito pelo circulo de Vila Real, Ricardo Martins, questionou o Primeiro Ministro sobre o futuro da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.
O parlamentar questiona o Governo se é para avançar o anunciado encerramento dos cursos com menos de 20 alunos e quando é que essa medida vai ser implementada.
Ricardo Martins, no seu requerimento, solicitou ao Primeiro Ministro que tenha especial atenção às universidades do interior do país, e que reconheça as especificidades, por exemplo, da UTAD.
Ricardo Martins, defende que a medida de excluir os cursos com menos de 20 alunos terá implicações muito graves nas universidades do interior.
O deputado considera que as universidades do interior para além da actividade pedagógica têm igualmente um contributo no desenvolvimento económico e social da região, e a UTAD é um bom exemplo.
O parlamentar considera que numa altura em que a Universidade Transmontana atravessa um período complicado com sérios problemas financeiros, acrescidos com os pólos de Miranda do Douro e de Chaves, e com o decréscimo dos alunos, o Governo deveria analisar caso por caso.
O deputado social democrata lembra que este requerimento foi entregue a José Socrates para que a resposta possa surgir o mais depressa possível.
Ricardo Martins diz recear que o futuro da UTAD possa estar em risco se as medidas que o Ministério da Ciência e do Ensino Superior forem aplicadas em todas as universidades sem serem analisadas as suas especificidades.