Os deputados do PSD eleitos por Vila Real acusaram hoje o Governo de apresentar um "programa metropolitano de investimentos" que esquece o Interior, classificando como "grave" a "falta de resposta" a projetos reclamados pelo Douro e Alto Tâmega.

O Governo entregou na sexta-feira, na Assembleia da República, o Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI), que tem previsto aplicar 21.950 milhões de euros em projetos nas áreas dos transportes, energia e ambiente.

"Este parece-nos um programa metropolitano de infraestruturas, uma vez que o grosso dos investimentos serão aplicados nas áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa", afirmou hoje o deputado Luís Leite Ramos, em conferência de imprensa.

O parlamentar disse estar preocupado com a "ausência de qualquer compromisso claro e objetivo relativamente à dimensão ibérica e europeia da linha ferroviária do Douro".

A reativação da ligação ferroviária do Douro a Espanha é reclamada por autarcas, população, empresários e alguns partidos políticos e estudos recentes, nomeadamente por parte da Comissão Europeia.

Luís Leite Ramos considerou que o "Governo continua a desvalorizar o potencial desta ligação".

No documento apresentado pelo Governo, foi inscrita uma verba de cerca de 200 milhões de euros para a eletrificação da ferrovia nacional, onde se inclui a linha do Douro até ao Pocinho, sem, no entanto, segundo o social-democrata, ser "especificada qual a verba a aplicar a esta ligação".

O PSD criticou ainda a "ausência de qualquer referência explícita, quantificada, orçamentada e calendarizada do projeto da construção do Itinerário Complementar 26 (IC26), uma ligação rodoviária também há muito reclamada na região do Douro".

"No caso do Alto Tâmega, preocupa-nos o facto deste território ficar completamente excluído deste programa dito nacional e, em particular, a ausência de qualquer referência de projetos rodoviários de coesão territorial", afirmou o parlamentar.

O deputado destacou, nomeadamente, as ligações de Montalegre, Boticas e Valpaços à Autoestrada 24 (A24).

O PSD solicitou reuniões aos presidentes das comunidades intermunicipais do Douro e do Alto Tâmega e aos presidentes das associações empresariais do distrito para recolher opiniões sobre o plano anunciado pelo Governo.

Este plano, para Luís Leite Ramos, "esquece o Interior e é uma operação de que está a servir para o PS reforçar a notoriedade daquele que será o seu cabeça de lista às Europeias, Pedro Marques".

"Ficamos todos a saber pelos jornais que este frenesim de anúncios e de promessas de investimento é para isso mesmo, é uma operação de campanha eleitoral", frisou.

Para o deputado, esta é a "prova de que o Governo não está interessado em resolver os problemas do Interior e trabalhar para a coesão territorial" considerando "grave e lesiva a repartição das verbas e a definição das hierarquias e das prioridades dos investimentos".

#psd #psdvilreal #vilareal #douro #barroso #chaves



PARTILHAR:

Mirandela quer avançar com projeto turístico dos Passadiços do Tua

Todos os caminhos vão dar a Santiago…e um deles passa pela UTAD!