A Câmara de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, quer incentivar os idosos a participarem nos eventos e espaços culturais do concelho com um Passaporte Cultura que vai oferecer viagens a quem tiver mais carimbos.

O iniciativa foi divulgada hoje pela vereadora da Cultura, Helena Magalhães, num encontro para alertar os idosos para burlas e roubas, mas que serviu também para lançar desafios à ocupação e lazer dos mais velhos.

A ideia do Passaporte Cultura Macedo é , como explicou, estimular a participação destas pessoas "com alguma idade que se acomodam à situação e acabam por ficar em casa".

A autarquia promete fazer chegar-lhes a agenda cultural e "convidá-los para todas as iniciativas. Em cada evento que participarem ou espaço cultural que visitarem recebem um carimbo no passaporte.

O que tiver o maior número de carimbos vai ter direito a um premio que o município promete "vai ser muito prazeroso" para os contemplados.

Os idosos gostam de excursões e de viajar e por isso, a autarquia decidiu oferecer uma viagem a um destino ainda a decidir, mas que incluirá uma ida ao teatro ou a um musical, "um espetáculo que eles ainda não tenham tido oportunidade de usufruir".

Para dar início a esta dinâmica, a biblioteca municipal vai ter as portas abertas para esta faixa da população com ocupação nas tecnologias de informação e outras atividades que se tiverem o êxito esperado podem ser o embrião para a criação de uma Universidade Sénior.

Este é um projeto pioneiro para os idosos da cidade que até agora, segundo disse a vereadora, não tinham "nada muito organizado", enquanto nas aldeias já existe apoio nos centros de dia com música, trabalhos manuais e outras atividades dado pelos professores das atividades escolares extracurriculares.

A biblioteca municipal vai também disponibilizar uma equipa que possa acompanhar os idosos em determinadas ocasiões numa espécie de visitas guiadas a espaços como o Museu de Arte Sacra.



PARTILHAR:

Betânia e Santos Mártires

Na Aldeia de Guadramil