A vila de Izeda recebeu, pela primeira vez, um concerto com a Orquestra do Norte, que decorreu no passado dia 1 de Dezembro, na igreja paroquial daquela localidade.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Bragança (CMB), marca a política de descentralização cultural que está a ser levada a cabo pela autarquia.
Segundo a vereadora da Cultura da CMB, Isabel Lopes, "a maior parte das actividades culturais organizadas pela Câmara têm lugar em Bragança, pelo que é necessário levar a cultura a outras localidades, como é caso de Izeda, que é vila e poucas vezes tem este tipo de eventos".
No que toca ao concerto de Izeda, a autarca admite que existiam algumas dúvidas em relação à adesão da população, mas o público que encheu a igreja encarregou-se de demonstrar o contrário. "Tínhamos algum receio, porque as pessoas estão mais habituadas à música popular, à de baile e à tradicional e a música clássica podia não ter tanto sucesso, mas mesmo as pessoas com mais idade gostaram do concerto", recorda a vereadora.
A próxima actividade, no âmbito da descentralização da cultura, terá lugar na igreja de Outeiro, num concerto que será destinado não só àquela freguesia como a todas as comunidades envolventes.
Na forja estão projectos ligados ao teatro, que também já foi levado a diversas aldeias do concelho. Agora, a aposta passa por "levar as pessoas do meio rural ao novo Teatro Municipal, um equipamento moderno que é de todos", sublinhou Isabel Lopes.



PARTILHAR:

Sport Clube de Vila Real

Prevenção da Saúde em Rabal