As cidades de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela querem ser um triângulo para o futuro e colocaram em marcha o projecto Call-TM para desenvolver o marketing territorial do Alto Trás-os-Montes. A missão é acabar com o estereótipo de uma região envelhecida, ignorante, rural, primitiva e afastada de tudo e de todos.

A finalidade é a atracção de operadores de serviços de telecomunicações e tecnologias da informação, através da promoção de acções de demonstração empresarial da viabilidade da instalação de call-centers ou unidades locais de desenvolvimento de software. Isto através da divulgação das potencialidades da região. O assunto esteve em debate, ontem, em Bragança.

A região tem para oferecer mão-de-obra, um custo de vida mais baixo, tecnologia actual que viabiliza modelos empresariais dispersos sem onerar os investimentos e os custos de operação, uma rede de telecomunicações digitalizada e boas facilidades de fibra óptica já instaladas nos principais núcleos populacionais.

O projecto, iniciado há cerca de dois anos, já tem resultados práticos. A PT-Contact instalou um call-center (centro de atendimento -linha 118) em Bragança. Esta unidade está em funcionamento desde Julho de 2005, com bons resultados. Atende cerca de 150 mil chamadas/mês, tem 52 trabalhadores, cuja média de idades é de 26 anos, e têm habilitações ao nível do 12.º ano ou frequência universitária.

No entanto, o projecto previa a instalação de call-centers nas três cidades, mas ainda não foi possível.

Antes da promoção, realizou-se um estudo para conhecer as disponibilidades e capacidades locais de mão-de-obra. Concluiu-se que mais de mil jovens concluem o 12º ano anualmente e não seguem estudos superiores, o que equivale a dizer que há mão-de-obra disponível.



PARTILHAR:

Descobertas Pinturas

Centro de Saúde de Mateus