«Isto é uma manifestação contra o Governo?», perguntava uma mulher supreendida pelo desfile de burros mirandeses e Gaiteiros e Pauliteiroz de Miranda do Douro, ontem, pelas ruas da Baixa lisboeta. Depois de elucidada, seguiu caminho, sem prestar muita atenção à arruada que, durante a tarde, percorreu o trajecto entre o Castelo de S. Jorge e o Chiado.

A iniciativa foi organizada pela EGEAC (empresa municipal responsável pela animação cultural da cidade) e a associação Sete Sóis Sete Luas e realizou-se no âmbito da exposição \"Hardware+Software=Burros\", patente no Castelo de S. Jorge até terça-feira.

Foram poucos os transeuntes que ficaram indiferentes ao desfile de burros mirandeses, deviamente trajados, e às actuações dos 22 pauliteiros e gaiteiros. Alguns foram propositadamente a Lisboa para assistir à arruada, como foi o caso do pequeno Francisco Pereira da Silva, de oito anos. Embora alérgico ao pêlo, fez questão de fotografar os animais.

Segundo Bárbara Fráguas, da associação de protecção do burro mirandês, existem 800 fêmeas desta espécie, \"algumas das quais com problemas reprodutivos\", o que é \"manifestamente pouco\" para garantir o seu futuro.



PARTILHAR:

Já foram seleccionados 168 luso-descendentes para o programa

São 14 arguidos no banco dos réus