A Erasmus Team em basquetebol e o Grupo de Amigos em futsal sagraram-se campeões das II Jornadas Desportivas Juventude Solidária que conduziram à angariação de 350 quilogramas de alimentos.

 

Depois do sucesso do ano transato, a Delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa decidiu organizar a segunda edição das Jornadas Desportivas Juventude Solidária. A iniciativa que teve lugar no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira e que decorreu entre os dias 29 de março e 3 de abril, envolveu 170 jovens divididos entre 11 equipas de futsal e seis de basquetebol.

Na final de domingo, a Erasmus Team em basquetebol e o Grupo de Amigos em futsal foram os grandes vencedores de um evento cujo objetivo principal, para além da óbvia inclusão social dos jovens amantes do desporto, foi a angariação de alimentos a favor de famílias carenciadas. Cada elemento do público tinha de oferecer um bem alimentar como forma de pagar a entrada no Pavilhão, sendo que, no fim, a Delegação de Bragança contabilizou, sensivelmente, 350 quilogramas de bens alimentares.  

“O alimento é, para nós, o mais importante e todas as iniciativas em que haja esta resposta, toda esta generosidade da população, que contribua para aumentar o nosso stock em termos de alimentos, é sempre bem-vinda”, assegurou o secretário da Delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa e um dos principais apoiantes desta iniciativa de inclusão.

De acordo com Arnaldo Jeanne, a proposta de realização da 2ª edição das Jornadas Desportivas Juventude Solidária partiu dos próprios jovens do bairro social da Mãe d`Água, bem como a ideia da recolha de alimentos. “Esta iniciativa surge pelas propostas que os jovens do Bairro da Mãe d`Água colocaram e dentro desse conjunto de propostas, analisámos e chegámos à conclusão que o desporto era, de fato, a modalidade que os unia e o motivo ideal para a prática de exercício físico”, narrou o responsável, que recorda como tudo teve início: “começámos com o Torneio de Natal, em 2015, correu bem e foi muito agradável, os jovens identificaram-se com a iniciativa e pediram-nos mais. Assim, partimos para esta segunda edição, mas decidimos alargar o âmbito da responsabilidade em termos da organização, também para dar a ideia aos jovens do quanto isto é importante, a forma como se organizam estes eventos”.

Na opinião de Arnaldo Jeanne, fez todo o sentido envolver a “instituição desportiva mais mediática do bairro que é o Futebol Clube da Mãe d`Água”, até porque esta é uma parceria “que está a dar frutos para além das expetativas”.

“Vale a iniciativa, vale a participação dos jovens e, de fato, queremos mais e vamos fazer mais com toda a certeza”, prometeu o representante da Cruz Vermelha, que adiantou, em género de conclusão, “e correu tão bem e os jovens ficaram tão satisfeitos com o decorrer da competição que haverá um jantar convívio” a realizar já no próximo sábado num restaurante da cidade brigantina. 
 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Portagens do Túnel do Marão 1.95 euros classe 1

O “milagre” do telemóvel que salvou uma vida