O Douro conquistou o sétimo lugar de um total de 133 destinos turísticos sustentáveis da National Geographic Society, ficando à frente de regiões como a Toscana (Itália) ou o centro histórico de Salzburg.

O chefe da Estrutura de Missão do Douro, Ricardo Magalhães, afirmou que «este é um reconhecimento excepcional que confirma o sentido do trabalho que tem sido realizado para converter o Douro num destino turístico de excelência, com elevados critérios de sustentabilidade e qualidade».

Depois da classificação como Património Mundial da Humanidade em 2001, a mais antiga região demarcada do mundo - o Douro - participou no concurso das «7 Maravilhas da Natureza», ficando entre os 77 melhores, e foi agora destacada pela National Geographic.

A National Geographic Society divulgou uma nova lista de destinos turísticos sustentáveis, para a qual contribuíram 400 peritos de diferentes áreas, que coloca o Douro no 7.º lugar desse ranking, entre 133 destinos turísticos em todo o mundo, reconhecendo o valor da região vinhateira nas atracções históricas e naturais.

Segundo um comunicado da Comissão de Coordeação e Desenvovlimento Regional do Norte (CCDRN), pela primeira vez, o Douro surge à frente de outros destinos de excelência como a região da Toscana, em Itália, ou o centro histórico de Salzburg, na Áustria.

O Algarve surge na lista mas foi incluído pelos especialistas nos destinos turísticos com susceptibilidades.

A avaliação foi feita com base em seis critérios, designadamente a qualidade ambiental e ecológica, a integração social e cultural, o estado de conservação de edifícios históricos e sítios arqueológicos, o apelo estético, a qualidade da gestão turística e perspectivas para o futuro.

Para esta classificação contribuiu, de acordo com a CCDRN, o «potencial de desenvolvimento do turismo rural, a promoção de vinho e da gastronomia, a recuperação de linhas de caminho-de-ferro e da criação de ciclovias».

A CCDRN, através da Estrutura de Missão de Douro, está a desenvolver contactos com a National Geographic Society no sentido de firmar um protocolo que garanta a adesão do Douro ao Centro de Destinos Turísticos Sustentáveis, assim como a promoção da região vinhateira nos canais promocionais da National Geographic.

A National Geographic Society foi fundada em 1888, nos Estados Unidos da América, por 33 homens interessados em «organizar uma sociedade para o incremento e a difusão do conhecimento geográfico».



PARTILHAR:

Na Quinta da Romaneira

Número crescente de papéis