No distrito de Vila Real registaram-se 30 ocorrências durante a noite devido ao mau tempo, a maior parte delas relacionadas com quedas de árvores e pequenas inundações, disse fonte da Proteção Civil.
Carlos Silva, comandante distrital de operações de socorro de Vila Real, disse à agência Lusa que a chuva e o vento forte que se fizeram sentir provocaram algumas pequenas inundações em estradas, devido, por exemplo, à subida de ribeiros.
Verificaram-se ainda algumas quedas de árvores e de ramos, que não provocaram danos significativos.
Na Régua, segundo o responsável, ocorreram dois deslizamentos de terras em zonas que já estavam a ser movimentadas com vista à instalação de vinhas e que, portanto, ainda não estavam devidamente estabilizadas.
\"Mas sem significado nem importância de maior, são situações com alguma normalidade\", frisou.
Carlos Silva referiu ainda que já está a nevar no concelho de Montalegre, sem que, no entanto, tenha provocado qualquer dificuldade acrescida até ao momento.
\"As previsões apontam para a manutenção desta instabilidade ao longo do dia, embora a tendência seja para ir tendencialmente melhorando\", salientou.
A Proteção Civil colocou na sexta-feira em alerta laranja o dispositivo de operações de proteção e socorro em oito distritos de Portugal Continental (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal) devido ao agravamento das condições meteorológicas.
Por seu lado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou 15 distritos portugueses sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, entre as 6 e as 12 horas, devido à previsão de ventos fortes.