A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) organiza sábado, no Peso da Régua, o Dia do Douro para aproximar o rio do território, das pessoas e das tradições culturais, disse hoje um responsável.

Em declarações à agência Lusa, o chefe da Divisão de Controlo de Navegação e Planeamento da Via Navegável do Douro, Vasco Mendes da Silva, afirmou que o objetivo da iniciativa é sublinhar as potencialidades de um canal de navegação que vai desde o litoral ao interior, atravessando 23 municípios, numa extensão de 208 quilómetros.

"A Via Navegável do Douro tem muito para dar", frisou, sublinhando que o Dia do Douro vai ser celebrado sábado, no Cais da Régua, distrito de Vila Real, durante todo o dia.

Vasco Mendes da Silva explicou que a intenção é que este dia tenha, a cada ano, uma nova localização, percorrendo toda a extensão da via navegável.

Nesse dia, adiantou, os passageiros vão ser surpreendidos com uma lembrança e um conjunto de atividades lúdicas e culturais de promoção de que "melhor existe no Douro", desde atuação de grupos de cantares, bandas ou espetáculos teatrais.

O Dia do Douro pretende potencializar a imagem e a atividade da APDL junto da comunidade regional, dos clientes, dos agentes económicos ligados direta ou indiretamente à via navegável, adiantou.

Na opinião do dirigente, é importante que as pessoas percebam que o Douro não é uma área fechada, mas sim uma área em estreita ligação com o território.

Questionado sobre se ainda há muito para fazer no Douro, Vasco Mendes da Silva vincou que há sempre muito fazer, acrescentando que a APDL investiu já na melhoria da navegação no rio no que concerne a novos instrumentos de apoio.

A título de curiosidade, o responsável revelou que decidiram assinalar o Dia do Douro em outubro porque foi a 19 de outubro de 1990 que, pela primeira vez, uma embarcação turística subiu o rio, desde a Foz, no Porto, até ao porto espanhol de Veja Terrón, junto a Barca D´Alva.



PARTILHAR:

Dicionário reúne mais de 10.000 palavras e expressões transmontanas

Prorrogado período crítico de incêndios até 31 de outubro