Numa organização das bibliotecas do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, em Bragança, vai ser comemorado, em 23 de abril, o Dia Mundial do Livro, tendo como convidado o escritor Alexandre Parafita, que participará em sessões na Escola Augusto Moreno, pelas 9h30, e mais tarde em encontros com as crianças das aldeias de Parada e Rossas.
O escritor, professor e investigador na UTAD, é autor de vasta obra nos domínios da literatura Infantojuvenil, mas também da antropologia e etnografia, com cerca de duas dezenas de títulos adotados pelo Plano Nacional de Leitura (PNL).
Nas sessões em Bragança serão apresentados os dois livros mais recentes do autor, “A brincar, a brincar… vamos lá rimar” e “Teodósio, o menino guerreiro”, lançados pelas edições Livro Directo.
É de referir que o Dia Mundial do Livro, uma data que é sempre pretexto para a realização em todo o mundo de eventos em promoção do livro e da leitura, foi instituído pela UNESCO por assinalar o dia da morte de vários escritores célebres, entre os quais Cervantes e Shakespeare.
Na mesma data celebra-se também o dia de S. Jorge, que em alguns países está associado a uma tradição que mandava os cavaleiros oferecerem às suas damas uma rosa vermelha daquele santo e, em troca, receberem um livro.