Vai realizar-se no próximo mês de Maio (dias 12 e 13), o Festival Aéreo de Vila Real. Um evento, que conta com a colaboração da Força Aérea Portuguesa , e que se realizou pela única vez, na cidade, há cerca de 22 anos.
Segundo Henrique Baptista, director do festival, \"o evento vai decorrer não só na zona do aeródromo, como em vários outros locais da cidade, como a praça do município (Avenida Carvalho Araújo), e o centro comercial Dolce Vita Douro, onde será possível fazer aviação virtual, recorrendo a simuladores de voo, e com a ajuda de um controlador aéreo profissional presente no local\".
Participam na iniciativa, apresentada ontem, cerca de 20 aeronaves, e para além de exibições aéreas por parte dos \"Rotores de Portugal\" (grupo de helcópteros Alouette III da Força Aérea), F16, baptismos de voo e de balão, vai haver aviões acrobáticos experimentais (construídos pelos proprietários), exibições de aeromodelismo, e até aeronaves das grandes guerras mundiais, assim como provas da taça de pára-quedismo, entre outras iniciativas. A organização espera atrair \"cerca de 15 mil visitantes\", acrescentou Henrique Baptista, também responsável pelo grupo de pára-quedismo \"Falcões do Marão\".
O presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Manuel Martins, disse que \"o investimento previsto é de cerca de 20 mil euros\" e que a empresa de transportes públicos, Corgobus, \"vai disponibilizar transportes gratuitos para o evento\".
Foto de Nuno Botelho