A Delegação Distrital de Vila Real e a Delegação Distrital de Bragança da Ordem dos Engenheiros realizaram nos dias 17 e 18 de Setembro, o 1º Passeio de Motos em Trás-os-Montes e Alto Douro, que partindo de Vila Real, percorreu Trás-os-Montes e Alto Douro.
No sábado, dia 17 de Setembro, realizou-se a concentração e controlo, na Avenida Carvalho Araújo, em Vila Real. De seguida, a partida com destino a Mogadouro, passando por Sabrosa, Sanfins do Douro, Favaios, Alijó, S. Mamede de Riba Tua, Foz do Tua, Carrazeda de Ansiães, Carvalho de Egas, Vila Flor, Serra de Bornes (Senhora da Neves), Alfândega da Fé. Chegados a Mogadouro, concentraram-se no Castelo Templário e retemperaram forças com um excelente almoço.
Com destino a Bragança, passaram por Penas Roias, Vilariça, Variz, Brunhosinho, Sendim, Duas Igrejas, paragem em Miranda do Douro, passamos também em Malhadas, Caçarelhos, Vimioso, Carção, Argozelo.
Em Bragança, juntaram-se com colegas deste distrito, onde tiveram um excelente convívio, com um jantar de iguarias regionais e um merecido repouso.
Já no Domingo, dia 18 de Setembro, a concentração e controlo antes da partida para Chaves, foram feitos no Castelo de Bragança. A nova etapa do passeio, com destino a Chaves, levou-nos por Grandais, Gondesende, Castrelos, Vila Verde, Vinhais, Soutelo, Sobreiro, Curopos, Rebordelo, Lampaça, Lebução, Tronco, águas Frias, Assureiras e Campo de Cima.
Chegados a Chaves, onde se fez um passeio (a pé) pela zona das Caldas, degustaram um excelente almoço, onde se seguiu a distribuição de lembranças e o fim do passeio.
Este passeio deu a muitos colegas a oportunidade de conhecer uma região do País de uma forma diferente e talvez mais eficaz e directa. Ficou a vontade de voltar, de se ver o que não houve oportunidade de ver. Ficou a saudade das paisagens intensas e únicas, do Douro, das vinhas, dos fragaredos, do Vale da Vilariça, do planalto mirandês, dos castelos, das aldeias, das gentes sempre disponíveis para ajudar ou dar indicações, da gastronomia, do nosso sol, dos nossos saberes e sabores.
Este evento, que teve a participação de Colegas oriundos vários pontos do País, foi o ponto de partida para o lançamento da ideia para a criação do Motoclube do Engenheiro, o qual tem como primeiros subscritores todos os participantes do passeio. Temos neste momento a promessa que brevemente esta ideia se concretizará, não tendo custos adicionais para os membros da Ordem dos Engenheiros quer sejam membros estudantes, estagiários ou efectivos.
Dado o êxito da iniciativa, ficou a promessa da realização de um evento anual, o qual terá a sua segunda edição no primeiro fim-de-semana de Setembro de 2012.