Os jovens socialistas transmontanos reúnem-se sábado, em Bragança, para relançar a discussão sobre a regionalização e a melhor forma de organizar este território, anunciou hoje fonte do partido.
O II Congresso de Jovens Socialistas Transmontanos é organizado pela Confederação da Juventude Socialista de Trás-os-Montes e Alto Douro, criada há um ano.
Aquando do primeiro congresso, os jovens socialistas aprovaram uma moção «por unanimidade e aclamação» em defesa da criação da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Há um ano, os participantes defenderam a Região de Trás-os-Montes como «o modelo que melhor vai de encontro às expectativas de desenvolvimento e às especificidades vividas nestes distritos e que são diferentes daquelas que se podem constatar nos outros distritos da Nut II Norte».
No decorrer do segundo congresso, disse a fonte socialista, será feita a avaliação do trabalho desenvolvido pela Confederação nas várias actividades promovidas e que, segundo a fonte, «tiveram sempre em vista a afirmação política dos jovens transmontanos e da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro».
A Juventude Socialista sustenta que a confederação transmontana «foi pioneira a nível nacional, abrindo caminho para uma alteração estatutária que permite a constituição de confederações por todo o país».
«Isso permite aos militantes socialistas dos vários distritos passar a trabalhar mais próximos de maneira a dar maior voz às suas reivindicações comuns», acrescentou.