O distrito de Bragança, com 1000 MW, é aquele que regista maior produção de energia eléctrica a partir de fontes de energia renováveis (FER), segundo as estatísticas rápidas da Direcção-Geral de Energia e Geologia, relativas ao mês de Dezembro de 2007.

Na lista dos distritos com maior produção seguem-se Viana do Castelo (830 MW), Viseu (766 MW), Coimbra (731 MW), Vila Real (628 MW) e Braga (614 MW).

Excluindo a grande hídrica, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Lisboa, Vila Real, Braga, Santarém e Guarda são os principais distritos em termos de potência instalada, correspondendo a potência destes oito distritos a 74 por cento do total.

No final de Dezembro, Portugal tinha 7 409 MW de capacidade instalada para produção de energia eléctrica a partir de FER. O acréscimo de potência instalada, relativamente a Novembro, deveu-se à entrada em funcionamento de uma nova central eólica. A potência eólica instalada no final de Dezembro situava-se em 2 108 MW, distribuída por 152 parques, com um total de 1 132 aerogeradores ao longo de todo o território.

A incorporação de FER no consumo bruto de energia eléctrica foi de 36 por cento em 2006. Portugal foi, em 2005, o sexto país da União Europeia (UE15) com maior incorporação de energias renováveis. A descida de um lugar, relativamente a 2004, deve-se ao forte decréscimo da produção hídrica em 2005.

Seria também interessante saber qual a percentagem de energia eléctrica hidroelectrica produzida pelas barragens dó distrito, que as da EDP no douro Internecional quer dos produtores independentes nas diversas mini-hidricas.



PARTILHAR:

Sáude e segurança

Tamecanos 2008