Um estudo realizado pela Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, em Bragança, revela que 70% das mulheres com mais de 65 anos já foram violentadas no distrito, avança o Jornal de Notícias.
Segundo um estudo sobre a Prevalência de Violência Doméstica em Mulheres com mais de 65 anos, realizado em Bragança, 70% das mulheres com mais de 65 anos já foram alvo de violência doméstica, no distrito.
Do total das 1049 inquiridas, 698 admitiram ter sofrido algum tipo de abuso. A maioria dos casos registou-se em viúvas, entre os 80 e 84 anos, a maioria analfabeta e a viver sozinha. Grande parte das mulheres depende economicamente de terceiros ou tem rendimentos muito baixos.
O envelhecimento da população na região e o isolamento e dificuldade de acesso a apoios de retaguarda são factores que podem pesar na balança da violência sobre estas mulheres, refere o Jornal de Notícias.
Dos 12 concelhos do distrito, Vila Flor é o que apresenta maiores problemas, seguido de Freixo de Espada à Cinta. Os concelhos com núcleos de apoio à vítima, como Bragança ou Alfândega da Fé, são as que registam menos número de casos deste género.