O investigador António Luís Amaral, do Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, recebe quarta- feira o Prémio CUF, criado para galardoar a melhor tese de doutoramento na área da engenharia química com aplicação na indústria nacional.

Segundo fonte da Universidade do Minho, o prémio, no valor de cinco mil euros, premeia a investigação realizada sobre o desenvolvimento de ferramentas informáticas de análise de imagem e processamento de dados para diagnóstico, supervisão e controlo de processos biológicos de tratamento de efluentes em estações de tratamento de esgotos (ETAR+s).

\"Qualquer desvio nas condições óptimas de operação pode ser rapidamente identificado e corrigido pelo operador usando a informação obtida por análise de imagem\", sublinha a instituição.

No caso dos tanques de arejamento - acrescenta - \"estas técnicas podem permitir ganhos de produtividade numa ETAR, dado poder-se identificar e corrigir, em estágios precoces, problemas de sedimentabilidade das lamas e de diminuição da qualidade do efluente final\".

Deste modo, \"podem evitar-se os problemas daí decorrentes, como a diminuição da qualidade do efluente e a dificuldade de separação das lamas do efluente líquido final, obtendo-se ganhos em termos económicos, de tempo e qualidade do efluente final\".

Segundo o investigador, \"em última análise a utilização destas técnicas numa ETAR pode diminuir a frequência dos encerramentos temporários dos tanques de arejamento e de sedimentadores para limpeza\".

António Luís Pereira do Amaral é docente da Escola Superior de Tecnologia e de Gestão do Instituto Politécnico de Bragança e investigador da Universidade do Minho, onde é orientado por Eugénio C. Ferreira.

Licenciou-se em 1996 em Engenharia Biológica, pela Universidade do Minho, tendo começado a sua actividade de investigação no Departamento de Engenharia Biológica.

Concluiu o Mestrado em Engenharia Biológica em 1999 e o Doutoramento em Engenharia Química e Biológica, com o tema «Análise de Imagem em Processos Biotecnológicos», em 2003, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia.



PARTILHAR:

Mercado transformado em empresa municipal

26ª edição dos Encontros de Música