Os cerca de 400 alunos que estudam língua mirandesa nas escolas do concelho de Miranda Douro passam a dispor, a partir de hoje, do primeiro manual de apoio pedagógico.
Não se tratando de uma manual certificado pelo Ministério da Educação, o livro visa ajudar os alunos, professores e aprendentes da \"lhéngua\" a conhecer o vocabulário base da segunda língua oficial em Portugal.
Os alunos de língua mirandesa vão receber, hoje, de forma gratuita, o livro \" Las mies purmeiras palabras an mirandés.\" (As minhas primeiras palavras em mirandês) . A cerimónia de entrega do manual está inserida na comemorações do Dia Internacional das Língua Materna, que hoje se assinala.
Segundo António Bárbolo, um dos autores do livro, \"desde 1987 que o mirandês é ensinado nas escolas do concelho, mas de uma forma had-hoc, os professores não têm material de apoio. \"O propósito do livro é preencher uma lacuna existente em termos de ensino do vocabulário destinado sobretudo aos mais novos,\" observa António Bárbolo.
\"Las mies purmeiras palavras an mirandés\" teve uma tiragem de dois mil exemplares, parte dos quais se destinam aos alunos. Os restantes serão colocados à venda.