Foi um dos solares mais belos da região duriense. Hoje definha à entrada da Régua. O Palacete dos Vazes, como é conhecido o edifício construído no início do século XVIII, está ao abandono e ameaça ruína. Portas esventradas, telhados arruinados, janelas quase inexistentes é o aspecto do outrora belo palacete.

A posse do imóvel é do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, (IVDP), tendo sido adquirido nos anos oitenta. Por diversas vezes, o instituto tentou negociar a venda e a Câmara Municipal de Peso da Régua, bem como a Casa do Douro, chegou a mostrar interesse na compra. Mas o negócio nunca se concretizou. Então, apontou-se a possibilidade de instalar o Museu do Douro no solar. Uma hipótese que se gorou dada a distância do rio. Certo é que, ano após ano, o imóvel vem-se degradando e, para já, não há solução que evite a ruína total.

O Solar dos Vazes pertenceu à família de Adolfo Morais Vaz, de S.Miguel de Lobrigos. A construção deveu-se a um fidalgo rural e destacava-se por possuir características particulares. O tecto em madeira de macieira da sala de jantar era único, pois encaixava-se sem recurso a qualquer prego. A casa era transmitida ao filho varão.



PARTILHAR:

Acidente do IP4

Sentença vai ser lida dia 28