A primeira edição da feira Douro Wine City quer promover os vinhos, atrair turistas à região e decorre entre 07 e 10 de junho, em Peso da Régua, no âmbito da programação da Cidade do Vinho 2019.

“O evento pretende aumentar a notoriedade dos produtos da região, assim como da própria cidade, proporcionando mais um pretexto de visita ao Douro”, afirmou hoje, em comunicado, o presidente da Câmara de Peso da Régua, José Manuel Gonçalves.

Organizada pela Cidade do Vinho 2019, distinção atribuída à Régua, no distrito de Vila Real, esta é uma feira que pretende dar a conhecer os melhores vinhos que se produzem na mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo, o Douro.

No evento vão estar presentes “dezenas de produtores” de vinhos do Douro e Porto e, a par dos expositores, haverá também uma zona de restauração, irão decorrer ‘workshops’, provas, conversas com críticos e ‘sommeliers’, demonstrações de cozinha ao vivo e animação musical.

A programação incluirá um concurso de vinho nas categorias branco, rosé, tinto, espumante, moscatel e Porto limitado a produtores da Região Demarcada do Douro.

O evento é de entrada livre e estará de portas abertas aos profissionais do setor, turistas e público em geral.

O Douro Wine City resulta da iniciativa da Câmara de Peso da Régua, com produção da Essência do Vinho, em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e apoio da Revista de Vinhos.

A cidade de Peso da Régua foi a primeira do Douro a ser eleita Cidade do Vinho pela AMPV, uma oportunidade que o município quer aproveitar para promover e valorizar o produto que é a base da economia da região.

Ao longo do ano vão ser realizadas várias atividades que congregam história, tradição e inovação e que contam com a participação de vários parceiros privados, como produtores e restaurantes, e institucionais.

A programação inclui ainda concurso de fotografia, ações de formação, seminários, fóruns, um congresso que vai cruzar o tema vinho com os diversos escritores da região, muitos dos quais se inspiraram no Douro, nas suas paisagens em socalcos e no rio, a final da Rainha das Vindimas, e uma recriação histórica das vindimas.

O Peso da Régua vive em torno do vinho. Historicamente desempenhou um importante papel como interposto comercial e centro de serviços ligados à atividade vitivinícola.

Nas últimas décadas, a cidade foi perdendo essa influência comercial, mas tornou-se num importante ponto turístico.

#pesodaregua #visitpesodaregua #dourowinecity#feiradevinhosdodouro #cidadedovinho2019



PARTILHAR:

Cinema para surdos e cegos pela primeira vez em Bragança

Valpaços promove o “ouro líquido” com Feira Nacional de Olivicultura