A promotora Brigantina Dedos Bionicos, cumpre 12 anos de existência e preparou uma festa para celebrar no dia 23 de novembro que se realizou no Pavilhão do IPDJ em Bragança.
Juntou na mesma noite o rock visceral e sobrenatural dos Slumberland, a estreia da catarse exploratória de OVal, a música vinda de vários hemisférios do DJ FITZ, e a cena eletrónica de Midnight, tudo para os fans da promotora Dedos Biónicos que resiste e se recomenda na capital do Nordeste.
Dedos Bionicos presta verdadeiro serviço público, encurtando distâncias entre as mais recentes bandas musicais e o publico nordestino, os aficionados dos amis diversos estilos musicais não precisam de ir ao litoral para estarem a par das “cenas mais recentes” e verdadeiramente exploratórias que se fazem na europa e no mundo.
Nuno Fernandes é um inquieto programador sempre disponível “destabilizar convenções e impor a descoberta”, um jovem que apostou em por Bragança no mapa e nos roteiros musicais e já lá vão doze anos sempre a lutar contra os orçamentos zero e a falta de apoios, um resiliente e uma surpresa no nordeste transmontano.
Numa cidade do interior, onde a cultura existente é toda ela é institucional e organizada, uma produtora independente merece o nosso aplauso e recomenda-se uma visita à exposição de cartazes, retrospetiva destes 12 longos anos da promotora, no Museu do Abade de Baçal de 22 de novembro a 14 de dezembro.
Quanto ao especulo de sábado, diz quem lá esteve que foi uma noite de descoberta entre a catarse sonora e exploratória de OVALL e musica experimental e sublime de slumberland Slumberland que utlizada secadores de cabelo maquina de tricô entre outros aparelhos para fazer musica, seguido na musica energética de FITZ "O DJ FITZ e terminando já noite dentro com Midnight "André Granada aka Midnight, Match Attack, East Side Radio, Funkamente! – e barba hipster.
Fotos de: Alexandra Vaz e Valerio