Município de Carrazeda de Ansiães inaugurou no Parque Internacional de Escultura mais duas obras criadas por dois “filhos da terra”, Hélder de Carvalho e Paulo Moura.

 

Foram inauguradas, no passado dia 8 de maio, mais duas obras de arte da autoria dos escultores carrazedenses Hélder de Carvalho e Paulo Moura. As duas novas esculturas passaram, também, a integrar o Parque Internacional de Escultura de Carrazeda de Ansiães, vindo dessa forma a enriquecer e a contextualizar a vivência e a história da vila duriense nas temáticas abordadas pelo Parque.  

Em “Pedras de Identidade”, umas das obras inauguradas, da autoria de Hélder de Carvalho, foca-se a temática da história local, sendo o elemento inspirador que esteve na origem desta  criação. A escultura representa um momento crucial da história concelhia e, particularmente, a data de 1734, altura em que, num ato simbólico, o pelourinho de Ansiães foi intencionalmente quebrado e o concelho transladado para Carrazeda de Ansiães. 

A sua implementação frente à Praça do Município reveste-se, também, de uma valoração simbólica, uma vez que se trata do lugar onde, atualmente, reside o poder administrativo local e onde se acredita que voltará a existir o poder judicial. A representação do rosto esculpido vai buscar inspiração à figura lavrada no capitel do pelourinho original onde, numa das faces, está representado um velho ancião. 

Nas palavras do artista, a sua criação “interior (Es)” procura nas raízes locais, que guardam em si um passado, a revelação de um presente sempre atual. As interrogações do autor procuram “quem fomos e quem somos”  e a sua sustentabilidade. Uma obra que “assenta na interioridade e na diversidade de formas naturais de raízes que nos rodeiam. Essas vivências trazem em si a mística revelação de uma identidade, abri-las são como descobertas nos processos de vida”, referiu Paulo Moura, em dia de inauguração.

No final, foi efetuada uma visita à exposição permanente da Galeria Alberto Carneiro, que a partir da tarde de ontem foi renovada com a incorporação de novas peças cedidas pelo escultor. 

No discurso proferido pelo presidente da Câmara Municipal, José Luís Correia fez questão de salientar que o Parque Internacional de Escultura de Carrazeda de Ansiães e a Galeria Alberto Carneiro são estruturas de extrema importância para a projeção e divulgação  do concelho no contexto dos locais associados à arte contemporânea. O autarca aproveitou, ainda, para sublinhar a importância de dotar Carrazeda de Ansiães com obras de arte contemporânea, uma vez que, destacou, “estamos a efetuar um investimento no futuro e a deixar uma marca da nossa contemporaneidade artística”.
 



PARTILHAR:

PSD e esquerda não se entendem com a alheira

Subida "atípica" do caudal do rio Douro