O Movimento Cívico pela Linha do Tua (MCLT) repudia o possível alargamento da ecopista de Torre de Moncorvo. Considera que «não faz qualquer sentido». A estrutura de lazer substituiu oito quilómetros da antiga linha ferroviária do Sabor, desactivada há duas décadas, mas para o Movimento teria mais interesse «a sua reabertura» ao comboio, pelo menos, desde o Pocinho até à vila.

Em comunicado destinado ao presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira, o MCLT diz que é \"alarmante\" a intenção manifestada pelo edil de prolongar a ecopista desde a sede de concelho até ao Pocinho, ao longo de mais 12 quilómetros. Atenta na \"dureza que representa vencer o seu grande desnível\", na ordem dos 300 metros, para sublinhar o desinteresse que poderá ter, quer para os turistas quer para a população local. Daí que sustente que \"o esbanjamento de dinheiro público e comunitário neste equipamento não faz qualquer sentido\".

Alega também que a realidade do concelho de Moncorvo \"não é compatível\" com ecopistas em substituição de canais ferroviários. Por isso propõe ao autarca que \"abandone o projecto e equacione a reabertura da Linha do Sabor\", tendo em vista a sua ligação à linha do Douro, cujo troço entre Pocinho e Barca de Alva se pretende novamente reaberto para fins turísticos.

Apesar de \"arrojada\", a reabertura da linha do Sabor à circulação de comboios possibilitaria aos visitantes, segundo o Movimento, \"uma deslocação fácil e cómoda\" desde e para a linha do Douro. \"Reduziria o isolamento e aumentaria o nível de vida de Torre de Moncorvo\", antevê.

O visado, Aires Ferreira, considera a posição do Movimento um \"disparate\" e recorda que faz 20 anos em 2008 que a linha do Sabor foi encerrada. \"Querer ressuscitar uma linha que já nem tem os carris é uma coisa perfeitamente disparatada\", sublinha em declarações ao JN.

O autarca de Moncorvo adianta ainda que, ao contrário do que acontece na linha do Tua - por cuja manutenção luta o MCLT - \"as estações da linha do Sabor ficam longe das povoações\", o que só por si dificulta os objectivos defendidos por quem advoga o regresso do comboio àquela via.



PARTILHAR:

Investimento de 520 milhões

Incêndio destrói fábrica