O professor universitário e colaborador do Semanário TRANSMONTANO Gomes de Castro, residente em Chaves há vários anos, foi coordenador, autor e co-autor de duas publicações lançadas recentemente pelo Instituto Piaget e de outra que acabou também de ser reeditada e melhorada. Ambas as obras deverão estar à venda em menos de um mês e abordam temas ligados a área de formação académica de Gomes de Castro.
Um dos livros intitula-se "A química e a reologia no processamento alimentar" e, segundo o professor, trata-se de uma obra "inédita" no país, já que, garante, "em Portugal não há nada publicado sobre este tema".
Outra das obras lançadas, "O ambiente e a saúde", reúne a totalidade das comunicações apresentadas, em Chaves, por vários especialistas, no âmbito da realização das conferências com o mesmo tema. Gomes de Castro realça, no entanto, o carácter "científico" dos textos agora transformados em livro, por oposição aos que foram apresentados no decorrer das conferências, onde se pretendia atingir o maior número de pessoas e, por isso, se optou por uma linguagem mais simples.
A reedição de "Embalagens para a indústria alimentar" acrescenta três novos capítulos à obra inicial, além introduzir também algumas correcções.
Depois de passar por várias instituições de ensino no estrangeiro, Gomes de Castro leccionou na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e no Instituto Piaget. Agora que se encontra em situação de reforma, o professor tem-se dedicado à promoção de investigações científicas, das quais resultaram, entre outras, estas três obras.
Num futuro próximo, o professor está já a pensar em lançar-se noutro trabalho do mesmo cariz, mas desta vez para abordar a relação entre o medicamento e a saúde.