A EDP vai realizar trabalhos de melhoria do sistema de impermeabilização da barragem de Paradela, concelho de Montalegre, que implicam o esvaziamento da albufeira e um investimento de quatro milhões de euros, segundo a empresa.

Fonte oficial da EDP explicou à agência Lusa que, no decurso “da regular manutenção dos ativos hídricos”, vai realizar trabalhos de melhoria nesta barragem do distrito de Vila Real, que deverão estar concluídos até ao final do ano.

“Trata-se de um processo normal, devidamente aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e que não terá impactos significativos na envolvente”, referiu a empresa.

Na segunda-feira foi realizada uma sessão de esclarecimentos sobre a intervenção junto das populações locais.

Após a sessão, a Câmara de Montalegre disse, em comunicado, que a albufeira foi esvaziada pela última vez em 1980 e adiantou que a intervenção irá envolver mais de uma centena de trabalhadores.

“Vai ser mais um grande investimento no concelho durante os próximos meses. São quatro milhões de euros para a segurança das pessoas. Temos alguma expectativa que possam trazer retorno económico a esta população que perde o seu espelho de água, a sua expectativa turística, porque ficam com um vazio durante esta época estival”, afirmou o vice-presidente da autarquia, David Teixeira.

O objetivo é fazer a reparação de fugas de água no corpo da barragem e a intervenção nesta época é justificada pelo facto de existir menos água.

O município referiu se trata de uma das “mais emblemáticas albufeiras do concelho” e que a intervenção ocorre devido a “infiltrações crescentes com o tempo através do corpo da barragem e que afloram no leito do rio a jusante, em local onde é possível efetuar a respetiva medição do volume total dos caudais drenados e infiltrados”.

Com 110 metros de altura acima da fundação no leito do rio, a barragem de Paradela foi construída entre 1955 e 1958.

O projeto, da autoria da Hidroelétrica do Cávado (HICA), uma das empresas que esteve na origem da EDP, foi inspirado no da barragem de Salt Springs, com 100 metros de altura, construída entre 1928 e 1931, na Califórnia, Estados Unidos da América (EUA).



PARTILHAR:

Investigação de montanha cria 24 novos postos de trabalho em Bragança

Investigadora diz que lítio pode ser o petróleo de Portugal