Bragança está a preparar-se para candidatar a zona do castelo, conhecida por cidadela, a património da Unesco. As zonas integradas na Associação do Eixo que são já consideradas património da humanidade - Guimarães, Lugo, Vigo e a região do Douro vinhateiro - vão ajudar a preparar o processo.

O secretário- geral do Eixo Atlântico, Xoán Mao, referiu ontem, ao JN, que após as autárquicas as cidades voltam a reunir no contexto do Eixo para apoiarem Bragança na preparação da candidatura.

Aquele responsável considera que a cidadela cumpre os requisitos estipulados pela Unesco, ao nível do património, processo de requalificação e desenvolvimento sustentável.

A Comissão de Acompanhamento da Agenda 21-Eixo Atlântico, que reúne nove municípios do norte de Portugal e sete da Galiza, reuniu-se ontem, em Bragança, para fazer o ponto da situação do que está a ser desenvolvido no âmbito daquele projecto desde há dois anos.

Para já, diagnosticam-se as necessidades de cada uma das 18 cidades em termos ambientais, o que deverá estar concluído em Janeiro. Nessa altura será delineado um plano de acção para cada uma, integrado num modelo global para a euro-região, de modo a tirar proveito dos fundos de coesão.



PARTILHAR:

Turismo senior

6 a 8 de Outubro de 2005