Seis luso-descendentes, candidatos à Assembleia Nacional francesa, passaram à segunda volta das legislativas, que se disputam no próximo domingo, disse à Lusa o presidente da associação dos portugueses eleitos nas autarquias francesas (CIVICA).

Paulo Marques salientou que entre os mais de 70 candidatos por vários partidos na primeira volta das legislativas de 10 de Junho, «pelo menos seis vão agora disputar a segunda volta».

Além das candidatas Cristela Oliveira e Anne-Marie Passeira Mouchet, do partido UMP - liderado pelo recém-eleito Presidente Nicolas Sarkozy -, também François-Michel Gonnot, igualmente da UMP, passou à segunda volta.

François-Michel Gonnot candidatou-se pelo círculo eleitoral de Oise, o mesmo pelo qual se apresentou ao eleitorado o comunista Patrice Carvalho, que também passou à segunda volta.

Patrice Carvalho, que foi deputado entre 1997 e 2002, foi o primeiro luso-descendente a ser eleito para a Assembleia Nacional francesa.

Os restantes dois candidatos de origem portuguesa que passara à segunda volta foram os socialistas Manuel Valls, pelo círculo eleitoral de Corbeil-Essone, e Philippe Martin, por Gers.

O partido de direita e do governo UMP ganhou domingo a primeira volta das eleições legislativas em França ao obter 39,56% dos votos, segundo dados do Ministério do Interior francês.

O Partido Socialista alcançou o segundo lugar com 24,73%, surgindo em terceiro lugar o Movimento Democrata, de François Bayrou, com 7,63%.



PARTILHAR:

Rovcaninn responde por oito crimes

6 luso-descendentes passaram à 2ª volta legislativas