A Associação de Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) anunciou hoje que vai disponibilizar, gratuitamente e ‘online’, 230 imagens do Douro a 360º, que permitem fazer viagens em realidade virtual por este território.

A primeira imagem vai ser disponibilizada no dia 01 de janeiro de 2017 e depois será introduzida uma nova por dia, ao longo de 190 dias.

“Este projeto garante que o Douro é pioneiro a nível mundial nesta tecnologia. Nenhuma outra região tem um levantamento tão exaustivo em realidade virtual e tão coordenado e em qualidade”, afirmou à agência Lusa Samuel Tapada, responsável pelo projeto de levantamento em realidade virtual.

Esta aposta tecnológica está a ser feita através do projeto “O Douro à Volta do Mundo – Magellan World” que é promovido pela AETUR, com sede em Vila Real.

No total, segundo o responsável, serão disponibilizadas gratuitamente e 'online', na plataforma social Facebook e no site www.magellanworld.pt, 230 imagens a 360º em realidade virtual.

Os 19 municípios do Vale do Douro serão representados através de imagens recolhidas ao longo de mais de um ano.

“O inventário duplicará o levantamento previsto de 115 imagens para pelo menos 230. Foi produzido, e vai continuar a ser, conteúdo em imagens 360º/realidade virtual e vídeo 360º/realidade virtual”, explicou Samuel Tapada.

O levantamento, que será disponibilizado na internet ao longo de 2017, tem como objetivo “dar a conhecer o Douro dentro e fora de Portugal, mostrando imagens que convidem à vinda de mais pessoas à região duriense, permitindo a viagem através de um computador ou smartphone”.

Será possível, por exemplo, visitar virtualmente o Santuário dos Remédios, em Lamego, o miradouro de São Leonardo de Galafura, o centro histórico de Vila Real, o Museu do Douro, no Peso da Régua, ou até mesmo “fazer” um passeio de barco pelo rio Douro.

Em breve, segundo o responsável, será também possível fazer a visita aos locais recorrendo ao computador e smartphone bem como a óculos de realidade virtual sincronizados com plataformas 'online', como o YouTube ou o Google.

Todos os conteúdos apresentados neste formato são disponibilizados gratuitamente pela AETUR a pessoas ou entidades que pretendam promover o território.

O projeto “O Douro à Volta do Mundo – Magellan World” resulta de uma candidatura ao Programa Norte 2020 de cerca de 790 mil euros, com uma comparticipação comunitária de 671 mil euros.
Lusa



PARTILHAR:

Mogadouro vai investir dois milhões na requalificação de bairro social

Ricardo Soares sucede a Jorge Simão