O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) realiza provas de vinho, degustações e entronizações entre quarta-feira e 3 de maio, no Brasil, mercado que, no ano passado, comprou quatro milhões de euros dos produtos durienses.
O Brasil é um dos mais importantes mercados para o vinho do Porto, tendo, por isso, um lugar de destaque no Plano de Promoção e Internacionalização do IVDP para 2013.
Segundo dados do instituto público, a exportação de vinhos para o Brasil gerou uma receita global de quatro milhões de euros em 2012.
Para reforçar a promoção neste mercado, o IVDP realiza um conjunto de iniciativas a partir de quarta-feira e até 3 de maio, em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.
O objetivo é \"captar novos consumidores e impulsionar novas formas de consumo\".
O presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral, afirmou esta terça-feira que o \"Brasil é um mercado em expansão e em mudança, que começa a apreciar o vinho do Porto em momentos de consumo mais variados\".
Para o responsável, quer as provas de harmonização, como as cerimónias de entronização ou os seminários \"ajudam a criar uma posição e uma imagem de prestígio no país e pretendem, essencialmente, posicionar o vinho do Porto como um produto de eleição\".
O IVDP vai marcar presença na Expovinis, em São Paulo, e Essência Brasil, no Rio de Janeiro, para \"mostrar os melhores vinhos da Região Demarcada do Douro e desafiar a harmonizações com outros sabores, como o chocolate\".
As provas, dirigidas a enólogos e profissionais, pretendem captar novos públicos e compradores para os vinhos do Porto e do Douro.
Para o Rio de Janeiro está ainda marcada a cerimónia de entronização de novos confrades do vinho do Porto, entre eles o Embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles e o CÎnsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Nuno de Mello Bello.