Dando resposta a um dos mais antigos anseios da população e no cumprimento dos seus objectivos, a Empresa Municipal de Água e Resíduos de Vila Real (EMARVR) deu início aos trabalhos de construção da rede de esgotos e remodelação da rede de abastecimento de água das aldeias de Arnadelo e Pomarelhos, na Freguesia de Torgueda.
No cumprimento do Plano Director de Drenagem de Esgotos do Concelho de Vila Real, arrancaram, em finais de Abril, as obras de construção da rede de esgotos e remodelação da rede de abastecimento de água das aldeias de Arnadelo e Pomarelhos- Freguesia de Torgueda, integradas no Subplano de Drenagem de Esgotos dos Grandes Aglomerados do Douro.
Actualmente, as águas residuais domésticas daqueles aglomerados são conduzidas para fossas sépticas do tipo individual, construídas, em geral, sem os necessários requisitos técnicos. Face ao crescimento do edificado, visível ao longo das estradas municipais, e à qualidade de vida já atingida pelos referidos aglomerados, a EMARVR deu início aos trabalhos de recolha, drenagem e tratamento das águas residuais domésticas, dando, assim, resposta a uma das mais antigas pretensões da população.
Esta intervenção, que inclui a instalação de uma rede geral de águas residuais domésticas, assim como a substituição das condutas de distribuição de água, rondará os 843.714.96 euros de investimento, com um prazo de execução de 450 dias, e irá abranger 650 habitantes.