Os viticultores do concelho de Murça que viram a sua produção destruída pela intempérie que recentemente se abateu sobre a localidade poderão endossar ou transferir os seus cartões de benefício de vinho do Porto para outros agricultores, recebendo assim io valor das uvas que o mau tempo destruiu.

A possibilidade foi ontem discutida na primeira reunião do Conselho Interprofissional do Douro, que se realizou na Régua. O objectivo é poder ajudar aqueles viticultores a não ficarem ainda mais penalizados por terem perdido a sua produção.

Outra das hipóteses discutidas na reunião foi a de que o comunicado de víndima fique pronto até 15 de Julho. Caso isso aconteça, \"representará um avanço de quinze dias em relação aos outros anos\", frisou Jorge Monteiro, presidente do Instituto do Vinho Douro e Porto (IVDP). Esta matéria vai continuar a ser abordada na reunião do dia 9 de Julho.

Ontem reuniu-se ainda o plenário do Conselho, com a presença dos vinte e quatro elementos das secções Porto e Douro. Aí foram eleitos os vice-presidentes do Interprofissional: George Sandeman(exportação) e António Januário (produção).



PARTILHAR:

A partir de hoje

Marco histórico