Dar visibilidade a uma das maiores referências históricas de Galafura (Peso da Régua) é o objectivo da Junta de Freguesia ao recuperar o cemitério «mouro» existente no local. Nos próximos dias, vão arrancar um conjunto de trabalhos que passam, nomeadamente, por limpar as ervas daninhas dos sete túmulos.
\"Queremos dignificar um local muito procurado por turistas e que neste momento que se encontra degradado\", sublinha José Leonor, presidente da Junta de Galafura.
Ao mesmo tempo, será concluída uma estrada de dois quilómetros, que irá ligar o cemitério \"mouro\" ao miradouro de S.Leonardo. Será ainda implantada novo sinalização no local. Todas essas intervenções deverão estar concluídas dentro de um mês.
Registe-se, no entanto, que o cemitério \"mouro\" de Galafura ainda passa por alguma indefinição quanto à sua identificação histórica. Segundo alguns conceituados investigadores arqueológicos, os túmulos existentes são de origem medieval, e não de origem moura.
Porém, a população e os mais antigos da aldeia continuam a referenciar o sítio como um cemitério dos tempos dos muçulmanos.