Um tinto do Alentejo, um branco do Douro e um vinho Madeira com 50 anos venceram a prova 'TOP 10 Vinhos Portugueses' da Essência do Vinho deste ano, que decorreu quinta-feira no Palácio da Bolsa, no Porto.
Os vinhos vencedores foram eleitos por um painel composto por "mais de 30 jurados de 13 nacionalidades", entre jornalistas, bloguistas, escanções e outros especialistas, informou hoje a organização em nota enviada à agência Lusa.
Os jurados provaram e avaliaram, em prova cega, 53 vinhos (31 tintos, 13 fortificados e 9 brancos) pré-selecionados pela revista especializada WINE - A Essência do Vinho, "tendo em consideração as melhores classificações atribuídas pelo painel de provas da publicação aos vinhos avaliados em 2015".
"Os vinhos brancos e os vinhos generosos obtiveram pontuações muito elevadas", pelo que o "TOP 10 Vinhos Portugueses" acabou por ser constituído por quatro vinhos tintos, brancos e três fortificados, referem ainda os organizadores.
Nos tintos, o grande vencedor foi o Júlio B. Bastos Grande Reserva Alicante Bouschet 2012, produzido em Estremoz, Alentejo, na Quinta Dina Maria.
O Mirabilis Grande Reserva 2014, elaborado na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, no Douro, impôs-se entre os brancos.
Nos vinhos fortificados, júri deu o primeiro lugar ao Henriques & Henriques Tinta Negra 50 Anos, um vinho Madeira da casa Henriques & Henriques.
Além dos três grandes vencedores, na categoria vinhos tintos o Quinta da Touriga Chã 2013 (Jorge Rosas, Douro) ficou na segunda posição, seguindo-se o Vinha de Lordelo 2011 (Domingos Alves de Sousa, Douro) e o Malhadinha Nova 2013 (Herdade da Malhadinha Nova, Regional Alentejano).
Nos vinhos brancos, a segunda posição foi partilhada pelos vinhos Soalheiro Alvarinho Primeiras Vinhas 2014 (Vinussoalleirus, Vinho Verde) e Quinta dos Carvalhais Branco Especial (Sogrape Vinhos, Dão).
Por fim, nos fortificados, o vinho do Porto Barros Colheita 1938 (Sogevinus) e pelo vinho Moscatel JMF Alambre 40 Anos Moscatel de Setúbal (José Maria da Fonseca) dividem a segunda posição.
A organização da Essência do Vinho agendou a entrega dos prémios para um jantar marcado para esta noite.
Em simultâneo, serão entregues os prémios portugueses "Best Of Wine Tourism" das Great Wine Capitals, uma rede formada por oito cidades relacionadas com regiões vinícolas reconhecidas internacionalmente, da qual faz parte o Porto. Tais prémios pretendem realçar boas práticas, serviços e oferta de enoturismo.
A 13.ª Essência do Vinho começou quinta-feira, no Palácio da Bolsa, no Porto, termina domingo, apresenta mais de 3.000 vinhos de 350 produtores, nacionais e estrangeiros, e é um evento organizado pela empresa homónima, mais uma vez em parceria com a Associação Comercial do Porto.
Lusa