A crise económica está a levar centenas de munícipes a recorrerem às câmaras para pedir emprego, casa ou ajuda para pagar as contas, realidade que os autarcas admitem não ser nova, mas que se tem acentuado nos últimos tempos.
O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, admitiu à Lusa estar a ser cada vez mais procurado por pessoas a pedirem emprego, da mesma forma que aumentam as solicitações de pagamento em prestações no município.
Jorge Nunes esclarece que os pedidos de emprego não são feitos \"âmbito do fenómeno da cunha\", mas por \"pessoas que necessitam de uma oportunidade de serem ajudadas\", nomeadamente jovens licenciados.
Outro grupo que começa a aparecer a pedir ajuda, segundo o autarca, são os trabalhadores da construção civil do concelho e da região, que estão a regressar de Espanha.
\"Pedem ao presidente da Câmara que se tiver conhecimento de alguma oportunidade de emprego nalguma empresa, alguma instituição, os ajude\", disse.
Paralelamente às solicitações de emprego, o município tem registado um aumento dos pedidos de pagamento em prestações.
\"Também algumas famílias evidenciam uma situação de maior precariedade em termos económicos, dirigindo-se já com maior regularidade ao município no sentido de encontrar soluções faseadas para pagamento de contas, rendas sociais, consumos de água\", contou.