Augusto Lopes, escritor português emigrado na Suiça, condecorado Comendador pela ABD, do Brasil

Escritor emigrante na Suíça, foi condecorado Comendador, pela ABD (Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais), entidade com mais de 70 anos de existência, pela sua atividade literária e jornalística, num evento que contou com cerca de 70 escritores vindos de vários países.

Augusto Lopes emigrante viseense a morar em Genebra, é fundador e Presidente da ALALS- Académie de Lettres et Arts Luso-Suisse, com sede em Genebra.
A ALALS é uma academia de escritores lusófonos, reconhecida internacionalmente pela promoção e valorização da literatura, projeto este que tem sido acompanhado de perto pelo Exmo Sr Presidente da República, prof. Marcelo Rebelo de Sousa.

Esta academia, com sede em Genebra, tem por norma condecorar vários escritores e personalidades que se têm notabilizado na Literatura e nas Artes, nos paises de Língua Portuguesa, e pelo mundo.

O Jornal Sem Fronteiras, do Rio de Janeiro, de Dyandreia Portugal, tem uma parceria com esta academia, tendo este ano organizado um Encontro de escritores e artistas plásticos em Portugal, com um programa cultural bem preenchido durante quinze dias, percorrendo várias cidades do país.

Coube á ALALS organizar o programa do dia 18 de março, pelo que realizou uma cerimónia de tomada de posse e condecoração de vários escritores e artistas plásticos vindos dos EUA, Argentina, Brasil, Angola, Itália, Suiça, Eslovénia, e Portugal.

Tomaram posse com membros académicos da ALALS cerca de 40 escritores, entre os quais Maria Eugénia Neto, escritora e viúva do primeiro Presidente da República de Angola António Neto e ainda o Dr Arménio de Vasconcelos ( pai do Secretário de Estado da Indústria, Dr João Vasconcelos).

A animação musical esteve a cargo de vários cantores internacionais, como foi o caso da cantora Gina Teixeira, o violinista Matheus Mattos, o cantor Manuel Jorge e a Tuna Reginal de Orgens, Viseu.

Da Suiça foi uma delegação de escritores da ALALS que esteve também presente no Jantar de Gala do Jornal Sem Fronteiras, no Palace Hotel Pestana, com passagem pela RTP- Rádio Televisão Portuguesa.
(Fotos. Carolina Fernandes e Lou Carriço)



PARTILHAR:

O fim do ensino de português no Luxemburgo

Mais de 250 doses de cocaína apreendidas em Mirandela