Quatro emigrantes em França criaram uma rádio na internet que, embora ainda só emita música, pretende, no curto prazo, emitir produção própria, da animação à informação, divulgando Portugal e a cultura portuguesa pelo mundo.

Em declarações à agência Lusa, a partir de Lille, no norte de França, João Real, responsável pelo projeto, explicou que esta rádio vai constituir-se formalmente a partir de uma associação sem fins lucrativos e nasce de um outro projeto de sua autoria, que já funciona há um ano: o portal Cultura Lusa.

\"O Cultura Lusa é um portal de atualidade nacional e internacional, escrito em francês, onde podem ler-se notícias sobre economia, cultura, política, desporto, tecnologia, gastronomia, e também artigos de opinião, e onde existe uma agenda de eventos. Tem como objetivo promover e divulgar a cultura portuguesa e capitalizá-la, favorecendo intercâmbios franco-portugueses e o turismo\", explicou.

É um projeto que pretende também \"informar as comunidades lusófonas que residem em França, na Bélgica, no Luxemburgo e na Suíça, bem como o público francófono\".

A rádio segue o mesmo princípio: \"É informação, promoção da cultura portuguesa, através do portal digital. Terá emissões em gravação, outras em direto, e é um projeto aberto à participação de todos\", explicou João Real.

O projeto está a andar lentamente porque depende de trabalho voluntário, mas é bastante ambicioso. Por agora, a pequena equipa ainda procura um local para instalar o estúdio. Depois disso, a Rádio Cultura Lusa pretende conseguir colaborações com rádios portuguesas, e mesmo apoiar-se numa rede de correspondentes locais.

\"É uma rádio para o mundo. Vai funcionar -- já funciona -- 24 horas por dia, e o tempo de emissão estará dependente do número de pessoas disponíveis, e do tempo que cada um tiver para dar. Queremos fazer um produto de qualidade, e esperamos poder pagar pelos conteúdos, embora, sublinho, não tenhamos fins lucrativos\", acrescentou.

A Rádio Cultura Lusa pode ser ouvida na internet, seja no computador ou no telemóvel, e, em breve, deverá poder ser ouvida via Televisão Digital Terrestre.



PARTILHAR:

Em Parada

Uma vergonha e com culpados