A Universidade de Trás-os-Montes (UTAD) possui a única licenciatura em Enologia do País e forma anualmente dezenas de alunos que tem contribuído para a melhoria da qualidade dos vinhos nacionais.

Gilberto Igrejas, coordenador do curso, adiantou que esta licenciatura, criada em 1989, em Vila Real, tem contribuído de "forma inegável" para a melhoria da qualidade dos vinhos que actualmente se produzem em Portugal. Segundo o responsável, os jovens enólogos da UTAD têm uma boa aceitação por parte do mercado de trabalho, embora agora se verifiquem "mais dificuldades em arranjar emprego, já que o mercado começa a ficar saturado".

Gilberto Igrejas salientou que a maior parte destes licenciados vão trabalhar para a Região Demarcada do Douro, embora se possam encontrar também em todas as regiões vitivinícolas do País.

Emprego garantido

Artur Mendes, do núcleo de Enologia da UTAD, adiantou que cerca de 70 por cento dos estudantes consegue arranjar emprego na Região Demarcada do Douro, sendo que 90 por cento dos alunos é proveniente da região e têm ligações familiares à viticultura. Além de quintas e centros de vinificação, os jovens enólogos arranjam ainda emprego nas adegas, associações interprofissionais, centros profissionais e até no ensino.

O curso pretende uma formação nos aspectos relativos à instalação de vinhas, ao adequado desenvolvimento fisiológico da videira, aos factores condicionantes da qualidade da matéria-prima, à higiene, processos de vinificação, controlo analítico dos vinhos com o objectivo de maximização da qualidade e no controlo de qualidade. Várias são as empresas que têm colaborado com a UTAD, recebendo anualmente os alunos de Enologia para estagiarem.



PARTILHAR:

Folclore português e a culinária lusitana

Eleições municipais de Somerset