No próximo ano lectivo, vão fechar, no concelho de Chaves, 38 das actuais 82 escolas do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.

O plano de reordenamento da rede escolar do concelho foi aprovado, por unanimidade, na mais recente reunião de Câmara e já tem o aval da Direcção Regional de Educação do Norte e das associações de pais. No final do mês, deverá ser apresentado em Assembleia Municipal e no Conselho Municipal de Educação.

A maioria dos 38 estabelecimentos a encerrar tem, no máximo, seis alunos. E, segundo o presidente da Câmara Municipal de Chaves, João Baptista, o seu encerramento vai afectar apenas 165 alunos, que terão de deslocar-se para escolas de localidades vizinhas. A média das deslocações ronda os nove quilómetros. \"Tivemos o cuidado de evitar que as deslocações não excedessem os 15/20 minutos, para evitar que os alunos cheguem cansados às aulas\", explicou o autarca.

No que respeita às aldeias, com a reorganização, todas as escolas, à excepção de uma, vão ficar com, pelo menos, duas salas, para que, além das actividades lectivas, os alunos possam desenvolver outro tipo de iniciativas. O fornecimento de refeições também está previsto. Mas, para o presidente da Câmara, o \"problema\" não são estas escolas.

O problema são as escolas da cidade, algumas com graves índices de sobrelotação. O plano de reordenamento da rede escolar prevê, por isso, a construção de raiz de dois centros escolares na cidade, com capacidade para cerca de 500 alunos.

Obras que deverão avançar mal exista financiamento. As escolas desactivadas também já têm destino. \"Prioritariamente\", serão adaptadas para centros de dia para idosos e para jardins-de-infância, embora possam também vir a ser utilizadas como sedes de associações culturais.



PARTILHAR:

Minas de Jales serão requalificadas

Pavilhão Multiusos de Valpaços