Até porque valorizar a cultura portuguesa , exige a reciprocidade , isto é: valorizar,respeitar outras culturas, um princípio fundamental para a verdadeira construção da solidariedade entre os povos. Este o verdadeiro sentido da lusofonia: o dialogo, a tolerancia....em que consideramos a Galiza incluida( neste Encontro a Bandeira da Galiza ficou exposta).
Por isso que achámos, fundamental, ouvir um grupo de brasileiros que tem antepassados portugueses e até afrobrasileiros, cantarem com alma , É uma Casa Portuguesa......no dia 12 de Abril de 2002 , em Uberaba.
E nos sensibilizou ouvir uma senhora de quase 80 anos ,filha de portugueses, comentar que ela se sentia em Portugal, ao ouvir aquelas musicas!
Mas a reciprocidade foi testemunhada no Encontro das Nações em Uberaba quando um senhor de mais de 80 anos, Armando Quinarelli, se levantou e tocou com gaita musicas brasileiras e italianas.
A reciprocidade aconteceu, tambem, em Uberaba, quando se ouviu a abertura do Encontro das Nações, pelas palavras entusiasmadas, de uma afrobrasileira, a Kelly da Silva que leu,ainda, as mensagens de apoio que recebemos de Angola, Portugal, Brasil.
E porque no nosso Encontro estavam presentes angolanos, libaneses,portugueses e brasileiros de diferentes origens.( judeus- www.ensinandodesiao.org.br , e de outras crenças) .
Nós , também, como a Cap Magellan , somos compromissados com os intercambios entre os espaços lusófonos, nos esforçamos pela integração entre as comunidades e a defesa dos valores cívicos. E pelo esforço de informarmos, de desenvolvermos atividades culturais, exposições, oportunidades de cursos ou estágios e a cidadania.
É claro que podemos ir mais adiante. Depende de todos nós. De vossas opiniões! De vossas ações!