Este ano o \"Encontro de Idosos do Nordeste Transmontano\" não se vai realizar devido à falta de apoios financeiros do Ministério da Solidariedade. Este evento, que reunia anualmente cerca de 13 mil idosos do distrito de Bragança e já começava a receber a visita de algumas pessoas vindas de toda a região norte do país e da vizinha Espanha, destaca-se como o maior encontro de idosos do país.

Na opinião do secretário geral da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Eleutério Alves, \"não houve uma avaliação correcta, por parte do ministro da Solidariedade, do interesse deste tipo de eventos para a região e para os idosos em particular\". Mas, mesmo assim, este responsável garante que as IPSS vão continuar a \"insistir\" na concretização desta iniciativa nos próximos anos.

O orçamento necessário para a realização do encontro ronda os 65 mil euros. No entanto, sem apoios de outras instituições, as IPSS não têm capacidade financeira para suportar os custos.

Com o objectivo de proporcionar aos mais velhos algum tempo de convívio vai realizar-se, no próximo mês, uma festa de Natal para os utentes dos lares de idosos e centros de dia do distrito de Bragança. \"Esta festa não será o grande encontro que temos vindo a fazer, mas de qualquer forma queremos proporcionar um momento de convívio e fraternidade aos mais velhos\", afirmou Eleutério Alves. O local onde irá decorrer a festa de Natal ainda está por decidir, mas Bragança, Macedo de Cavaleiros ou Mirandela são já algumas das hipóteses.



PARTILHAR:

Pinhal ardido sem compradores

Em causa o pagamento do transporte