É já no próximo fim de semana que o concelho alfandeguense será o palco para o primeiro encontro de utilizadores da popular rede social Instagram com vista a divulgar e promover o território.

 

Alfândega da Fé será de 7 a 9 de abril o local mais “instragramável” do país, já que assumirá o papel de vila anfitriã de um evento que irá reunir utilizadores da popular rede social Instagram, incluindo, já confirmados, alguns dos maiores “instagrammers” nacionais.

Numa ação que visa divulgar e promover o território, o INSTAMEET compreenderá um conjunto de características inéditas na região e até no país, até porque será o primeiro encontro de “instragrammers” a ter lugar no mundo rural.

“Este encontro vai documentar em imagens a relação entre o território- paisagens, pessoas e produtos endógenos- e a arte pública contemporânea”, divulgou o executivo alfandeguense, sublinhando que “os instagrammers serão guiados através de diferentes cenários naturais e conhecerão diversas artes e ofícios, dedicando um dia inteiro aos usos e costumes das aldeias deste concelho do nordeste transmontano”. Serão, assim, documentadas em imagens a relação entre o território e a arte pública contemporânea, o que inclui paisagem, pessoas e produtos endógenos. 

Certo é que muitos dos participantes têm milhares de seguidores e as suas publicações são, frequentemente, motivo de inspiração na altura de escolher um destino de viagem ou de férias.

A utilização obrigatória da hastag "#alfandegadafe" garantirá que as imagens do próximo fim de semana irão ficar acessíveis a todos, naquela que já, reconhecidamente,  uma das formas mais eficazes de comunicar e divulgar o território através de uma rede que, no total, soma já mais de 600 milhões de utilizadores. 

Com a realização desta iniciativa, o município pretende, também, desconstruir imagens pré-concebidas sobre os territórios de baixa densidade, fazendo destas novas formas de comunicação instrumento privilegiado no processo de preservação e valorização dos traços identificativos do território. 

Na manhã de 9 abril, domingo, o encontro será aberto a todos os interessados que queiram participar, sendo que as inscrições já estão abertas em [email protected] ou, então, através da conta do Instagram: #meet_alfandegadafe2017.

O INSTAMEET de Alfândega da Fé surge associado à pré-inauguração da primeira Aldeia da Biosfera, a “despovoada” Felgueiras. Trata-se de um projeto turístico, também ele de características inéditas, que nasceu numa localidade com, somente, sete habitantes e que alia a biodiversidade aos conceitos do turismo de saúde e cultural. 

Resta salientar que o INSTAMEET de Alfândega da Fé é organizado pela autarquia alfandeguense e pela Igersporto, em parceria com a Fundação EDP e a Casa de Campo das Felgueiras.

 

 



PARTILHAR:

A evolução do turismo em Chaves

Produtores vinícolas e profissionais da restauração mais próximos