Está patente na Casa Falcão, em Macedo de Cavaleiros, entre os dias 10 e 21 deste mês, uma exposição do pintor António Santos Silva. O público poderá assim observar 100 quadros do artista, que foram reunidos sob o título \"Máscaras e personagens mascarados do Nordeste Transmontano\".

Na abertura da exposição, no passado dia 10, o escritor António Cravo falou da \"simbologia\" que os quadros pretendem exprimir através da figura dos caretos, que, segundo ele, \"fazem lembrar alguns vestígios das raízes onde mergulha o seu conteúdo originário\".

O escritor citou o trabalho da jornalista Fátima Garcia relativa aos caretos de Podence, publicada na edição da semana passada do Semanário TRANSMONTANO, para ilustrar essa simbologia, transportada por \"rapazes e homens da aldeia que, por detrás das máscaras de lata ou madeira, dos inconfundíveis fatos franjados e coloridos e com os barulhentos chocalhos que trazem à cinta, assumem o papel de verdadeiros seres misteriosos e demoníacos\".

António Cravo acrescentou ainda que os caretos \"manifestam vestígios de formas mágicas, míticas, ritualistas e lúdicas daquele homem que saiu da noite dos tempos, atravessou o Neolítico, formando ciclos agrários ou sazonais, quando já sabia domesticar a planta, o animal e queimar a terra que moldaria para fazer o seu vasilhame\".



PARTILHAR:

Contrabando de circulação e receptação de equipamento de construção ci

Candidato a Mayor foi ao «bowling...»